sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Jornal da Cidade - estréia

Estudantes da Unesp estréiam curtas hoje




27/11/2008 - Cultura

Cartas a um Irmão’, ‘Passeio Noturno’ e ‘Viúva de Montiel’ são adaptações de contos realizadas por alunos de rádio e TV

Karla Beraldo
Alunos de rádio e TV da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estréiam os curtas-metragens “Cartas a um Irmão”, “Passeio Noturno” e “Viúva de Montiel”, hoje à noite, no Cine’N Fun do Alameda Quality Center. A produção dos filmes pertence a um projeto interdisciplinar para o ensino da produção audiovisual aos estudantes do segundo ano do curso. Haverá exibições às 19h e às 20h e as sessões são gratuitas.

Parte do dinheiro utilizado para a produção dos três curtas foi arrecadada em uma festa promovida pela casa noturna Labirinthus Lounge Mix, em parceria com os estudantes.

“Cartas a um Irmão”, baseado no conto homônimo do escritor Edson Rossato, mostra as insistentes cartas de Beatriz a seu irmão Cláudio. Mistura as tenras lembranças da infância dos personagens com o drama psicológico provocado pelo silêncio do destinatário.

Segundo Natália Torres, diretora do filme, a escolha por um autor não muito conhecido partiu do intuito de contar com a contribuição do escritor no processo de produção do curta. “Queríamos uma obra nacional e os direitos autorais para fazer a adaptação. Para isso, tínhamos que escolher um autor acessível para conseguir a autorização e também seu apoio”, conta.

Para a estudante, o que chamou a atenção no conto de Rossatto foi a quantidade de possibilidades que ele fornecia para ser transformado em audiovisual. “Pelo fato de as situações ocorridas serem narradas como o conteúdo de uma carta e não em cenas, quem criaria a forma como esses fatos acontecem seríamos nós”, considera. As gravações aconteceram entre os dias 26 e 31 de outubro e tiveram como principal locação o Instituto Lauro de Souza Lima.

Já o curta “Viúva de Montiel” é uma adaptação do conto de Gabriel Garcia Marquez, publicado em “Funerais”, livro que reúne oito narrativas do autor, nos quais mostra a vida da população de Macondo, uma pequena cidade na América do Sul, um lugar imaginário.

Em “Passeio Noturno”, os estudantes, inpirados em Rubem Fonseca, falam sobre as relações superficiais que marcam a rotina de uma família. Explorando toda a crítica à sociedade moderna que o conto propõe, os alunos abusaram da frieza para mostrar a ausência de afeto entre pais e filhos.

Depois da estréia, os estudantes pretendem divulgar os curtas na Internet, em TVs locais, mostras e nos principais festivais do gênero.

Nenhum comentário: