sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Jornal da Cidade




23/10/2008 - Cultura

Como diz a consagrada frase do cineasta Glauber Rocha: o importante é “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”. Nem sempre. Como dinheiro no bolso é também imprescindível para que as câmeras saiam às ruas e as idéias do papel, os alunos de Rádio e TV da Universidade Estadual Paulista (Unesp) convidam a todos para uma balada que será realizada hoje, a partir das 23h, na Labirinthus Louge Mix.

Toda a arrecadação da festa, promovida pela casa noturna e pela Associação Bauru pela Diversidade, serão revertidas para a produção de três curtas-metragens, pertencentes a um projeto interdisciplinar para o ensino da produção áudio-visual aos alunos do segundo ano do curso.

Divididos em grupos de 10, os estudantes farão adaptações de três contos: “A Viúva de Montiel”, de Gabriel Garcia Marquez, “Cartas a um Irmão”, de Edson Rossatto, e “Passeio Noturno”, de Rubem Fonseca. “A proposta era fazer curtas baseados em obras literárias, mantendo as essências, mas com toda liberdade para criar”, explica a estudante Tainah Veras.

Com a festa, os alunos pretendem arrecadar parte do dinheiro necessário para a produção dos curtas, orçados individualmente em R$ 5 mil, que começam a ser filmados no início de novembro. “Além do dinheiro, a festa vai ajudar também a dar visibilidade ao projeto para que outros empresários possam contribuir”, convida Marcos Souza, o Markinhos, um dos sócios da Labirinthus.

No dia 27 de novembro estão previstas as exibições das produções no Alameda Quality Center e o objetivo maior dos alunos é conseguir destaques nos principais festivais do gênero como o de Gramado, um dos mais tradicionais no País, na Semana Universitária Audiovisual (SUA), na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), entre outros.

Enredos

Três diferentes enredos serão contados pelas câmeras dos alunos do segundo ano de Rádio e TV da Unesp. Com “Viúva de Montiel”, os estudantes vão narrar a história de uma mulher que, depois de dedicar toda a vida ao marido, vê-se sem razão para viver com a morte de seu amor.

O curta é uma adaptação do conto “A Viúva de Montiel”, de Gabriel Garcia Marquez, publicado em “Funerais”, livro que reúne oito narrativas do autor, nos quais mostra a vida da população de Macondo, uma pequena cidade na América do Sul, um lugar imaginário.

“Mudamos a ordem de alguns eventos e acrescentamos cenas, mas uma das premissas da produção era a criação de uma história atemporal, uma característica marcante de Marquez”, conta Tainah Veras, responsável pela direção dos atores deste grupo.

Já o curta-metragem “Cartas a um Irmão”, baseado na obra de Edson Rossatto, conta a história de Beatriz, uma jovem que se vê desesperada quando, abruptamente, perde contato com seu irmão. “A partir do conteúdo das cartas em que Beatriz envia ao irmão, como lembranças dos tempos em que viveram juntos, nós construímos as situações do curta”, explica Natália Torres, diretora do filme.

Segundo a estudante, a escolha por um autor não muito conhecido partiu do intuito de contar com a contribuição do escritor no processo de produção do curta. “Queríamos uma obra nacional e os direitos autorais para sua adaptação, por isso tínhamos que escolher um autor acessível e que tivesse material publicado. Além disso, Rossatto tem ajudado bastante na produção, sem, é claro, tirar nossa liberdade”, completa.


Em “Passeio Noturno” fala sobre as relações superficiais que marcam a rotina de uma família. “Há até um exagero de frieza para mostrar a ausência de afeto entre pais e filhos. Vamos explorar bem o personagem e toda crítica à sociedade moderna que o conto propõe”, adiantam as alunas Camila Borgo e Elissa Schapallir, responsáveis pela produção e direção de arte do filme.

Um comentário:

Doélio Bérgamo disse...

As gravações começam amanhã! A montagem já tá rolando! Meu Deus! huahuahuahauhuahuahuaha
Boa sorte pra nós, dos três grupos ;)