quarta-feira, 8 de julho de 2009

Expocom Sudeste 2009: 1º lugar - Filme de Ficção

“Cartas a um irmão” ficou em primeiro lugar na categoria Filme de Ficção na Expocom Sudeste 2009




ACI - FAAC/Unesp

O curta-metragem “Cartas a um irmão”, produzido por alunos do curso de Rádio e TV da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, câmpus de Bauru, ficou em primeiro lugar na categoria Filme de Ficção na Expocom Sudeste 2009, a Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. O evento aconteceu em maio, no Rio de Janeiro - RJ.

O curta-metragem é baseado na obra homônima de Edson Rossatto e conta a história das insistentes cartas enviadas por Beatriz a seu irmão Cláudio. Natália Torres, diretora do curta, conta que “a história, em si, exigia uma preocupação especial: mostrar os dois "mundos" da personagem Beatriz – o real, no qual ela vive num sanatório, e o imaginário, em que ela pensa ter uma vida normal – cuidando para que o verdadeiro só fosse revelado na hora certa. Para isso, todas as áreas tiveram preocupações especiais”.

A idéia de produzir o curta-metragem surgiu a partir de uma proposta interdisciplinar do curso de Rádio e TV. O projeto envolvia as disciplinas Técnicas de Animação, Sonorização em Audiovisual e Língua Portuguesa IV. “A partir disso, decidimos por um conto que fosse nacional e que pudéssemos negociar com o autor os direitos da adaptação. Encontramos, assim, Cartas a um Irmão de Edson Rossatto”, conta Natalia.

A produção de “Cartas a um irmão” envolveu os estudantes Anderson de Agostino, Bruno Candeias, Bruno Jareta, Doélio Bérgamo, João Oliveira, Luiza Serra, Marco Antonio Nascimento, Natália Torres, Patrícia Peniche e Rafael Alves que, na época, estavam no segundo ano do curso.

Natália agora aguarda ansiosa a etapa nacional do Intercom. “Temos grande curiosidade em conhecer os trabalhos das outras regiões e suas diferentes características. E apostamos em nosso curta para concorrer com os demais”.

Mais:
- Cartas a um irmão - Trabalho apresentado (anais)
- Lista dos premiados do Expocom Sudeste 2009

3 comentários:

Bruno Jareta disse...

Não tem sensação melhor que apresentar um trabalho sabendo que ele tem todas as condições para vencer uma disputa.

“Cartas a um irmão” sempre me deu muito orgulho, desde a escolha do conto e formação da equipe aos frutos que hoje ele nos dá.
Sua vitória na Expocom foi merecida e suada. Para apresentar o trabalho, enfrentamos uma viagem cansativa de 12 horas para o Rio de Janeiro, uma banca avaliadora bastante crítica e incisiva, e um concorrente muito bom (o curta “As mãos de Laura” – da Metodista).
Mas no fim, tudo valeu a pena quando o nosso curta foi anunciado vencedor. Também valeu muito a pena por ter conhecido os trabalhos e projetos de outras Instituições de Ensino. As idéias, as tendências, os métodos da produção, as dificuldades...

Agora vamos nos empenhar para a apresentação no Expocom Nacional e torcer para que o “Cartas” nos dê mais orgulho ainda.

Natália Torres disse...

Também tive orgulho de "Cartas a um Irmão" ao longo de todo o projeto.
É ótimo para a equipe ter ganho um prêmio importante como o da Expocom Sudeste, pois além de ressaltar o sentimento de trabalho bem feito, estimula novos projetos.
Gostaria de agradecer ao Bruno Jareta por ter representado o curta no Evento.

Agora vamos à Etapa Nacional!

Edson Rossatto disse...

Parabéns a todos!

Estou orgulhoso do trabalho de vocês!